quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

SANGUE DO DIABO


Imagine sua blusa branca sendo manchada por um líquido vermelho. Que susto seria não é? E se a coloração vermelha na sua blusa começar a desaparecer e sua blusa voltar a ser branquinha? Ufa! seria um grande alívio! O nome desse experimento é chamado de sangue do diabo. É um experimento clássico da química.

Para este experimento utiliza-se amoníaco, álcool, água e fenolftaleína (indicador ácido-base).
Primeiramente mistura-se a fenolfaleína num recipiente contendo álcool, em seguida, adiciona-se a água, e por último coloca-se o amoníaco na mistura. Um líquido vermelho irá se formar e este líquido pode ser jogado na blusa de seus amigos, rsrs...legal né? Porém, devem ser tomados alguns cuidados ao se manipular o amoníaco, não podemos cheirá-lo e o líquido vermelho não pode ser jogado próximo ao rosto dos colegas, ok? Isso, porque o cheiro do líquido pode fazer mal, pois trata-se de gás amônia.
O que acontece nesse experimento é que o amoníaco é uma mistura de amônia e água, sendo a amônia um gás volátil, ou seja, que irá evaporar rapidamente. Portanto ao jogar este líquido vermelho na blusa, o gás amônia irá evaporar, ficando na blusa somente um pouco de água, fenolftaleína e álcool, sendo todos incolores, portanto a coloração vermelha desaparecerá e você terá uma blusa totalmente branca.

Saiba mais:
A principal função da fenolftaleína nesse experimento foi de atuar como indicador de uma base, ou seja, ser a substância capaz de indicar a presença de base (hidróxido de amônio ou amoníaco) no recipiente; fato este que pode ser observado através da coloração vermelha que apareceu no líquido, pois sempre que a fenolftaleína entra em contato com uma base sempre aparecerá uma coloração vermelha, comprovando a existência de uma base.
O vídeo abaixo mostra como é feito este experimento, divirta-se:
video
Vídeo extraído do site: www.manualdomundo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário